ATENÇÃO: Esta é uma página gerada automaticamente com base na sua pesquisa. Este site não disponibiliza links para downloads ilegais ou piratas.

acessibilidade do iPhone

5 ajustes para facilitar acessibilidade do iPhone
5 ajustes para facilitar acessibilidade do iPhone

5 ajustes para facilitar acessibilidade do iPhone

“Todos podem utilizar um smartphone, por isso precisamos acabar com o mito de que eles não podem ser usados por pessoas mais velhas”, alerta.

Empresária e criadora do treinamento online Entendendo iPhone, que já ensinou mais de 900 pessoas a compreender plenamente o funcionamento de seus aparelhos com sistema operacional iOS, Marília Guimarães é uma apaixonada por tecnologia, e uma de suas maiores admirações pelos iPhones e iPads são suas ferramentas de acessibilidade. “Todos podem utilizar um smartphone, por isso precisamos acabar com o mito de que eles não podem ser usados por pessoas mais velhas”, alerta.

1-Tamanho da letra

Ao acessar a opção Ajustes > Geral > Acessibilidade, é possível ativar a funcionalidade Tamanhos Maiores. Ao escolher o tamanho, tanto as mensagens quanto a agenda de contatos e o aplicativo de Notas, entre outras ferramentas, passarão a ter fontes maiores de letras. “Isso poderá facilitar a todos que têm dificuldades para enxergar”, conta a expert.

2-Leitura de textos

Quem tem dificuldade em enxergar também poderá utilizar a opção de Fala, em que o iPhone lê os textos de uma mensagem ou de um site. Basta acessar Ajustes > Geral > Acessibilidade, e acionar a opção “Falar Seleção” ou “Falar Conteúdo da Tela”, e ainda escolher a velocidade da leitura, segundo explica Marília. “Esta funcionalidade é excelente para quem precisa utilizar as duas mãos e quer ler um texto, ou não está com facilidade para ler a tela”, destaca.

3-Comandos de voz para Siri

Marília destaca as facilidades que a Siri, aplicativo de gerenciamento pessoal, pode trazer para quem sabe utilizá-la. A primeira coisa a se fazer é habilitar a Siri em Ajustes > Geral > Siri. “Observe se o idioma está selecionado em Português”, ensina. A expert destaca que, ao pressionar o botão de microfone, é possível fazer perguntas importantes, como: Quem me ligou? ou Alguma ligação perdida? “A Siri vai mostrar o seu histórico de ligações no mesmo instante”, explica. Outros comandos práticos ajudam a preencher a sessão de Notas, muito utilizada para colocar lembretes e alarmes. Ao dizer “Marcar reunião amanhã às 17h”, por exemplo, a Siri marca o compromisso. “Utilizar os comandos para a Siri é uma ótima forma de não precisar digitar tudo e ainda organizar sua agenda”, explica Marília.

4-Salvar senhas

Memorizar as senhas de cartão de crédito, e-mail, redes sociais, entre tantas outras que utilizamos no dia a dia, é quase impossível. A expert alerta que muitas pessoas fazem errado ao escrever a senha no bloco de notas do smartphone. "Sugiro que você baixe o aplicativo 1Password, que gerencia senhas e outras informações sensíveis, desde senhas a números de documentos”, destaca. “Aos usuários de iPhone 5s ou mais avançados, será possível abrir este aplicativo apenas com a leitura da digital”, acrescenta.

5-Atalhos para digitar

Digitar letra por letra no celular pode ser bastante demorado. Marília ensina que é possível criar atalhos para frases inteiras que são sempre utilizadas, como “Olá, tudo bem”, “Ligue mais tarde, estou ocupado”, ou qualquer outro exemplo que é utilizado repetidamente. Basta acessar Ajustes > Geral > Teclado > Substituição de Texto. “Você pode editar para que poucas letras digitadas se transformem em frases mais longas”, explica a especialista. Segundo ela, a grande vantagem é economizar tempo para enviar alguma informação.